quinta-feira, 5 de abril de 2012

Trechos Comentados - A ideologia Alemã - Parte 1

A Ideologia Alemã

Karl Marx
Friedrich Engels





1. A IDEOLOGIA ALEMÃ;EM ESPECIAL, A FILOSOFIA ALEMÃ.

As premissas de que partimos não constituem bases arbitrárias, nem dogmas; são antes bases reais de que só é possível abstrair no âmbito da imaginação.
As nossas premissas são os indivíduos reais, a sua ação e as suas condições materiais de existência, quer se trate daquelas que encontrou já elaboradas a quando do seu aparecimento quer das que ele próprio criou. Estas bases são, portanto, verificáveis por vias puramente empíricas.

Neste parágrafo, percebemos uma das grandes críticas de Marx aos filósofos alemães da época. Para ele o mundo deve ser compreendido a partir da realidade, daquilo que nos cerca, e não a partir de idéias ou pensamentos. Trata-se da análise do mundo visível, concreto.


A primeira condição de toda a história humana é evidentemente a existência de seres humanos vivos.
O primeiro estado real que encontramos é então constituído pela complexidade corporal desses indivíduos e as relações a que ela obriga com o resto da natureza. Não poderemos fazer aqui um estudo aprofundado da constituição física do homem ou das condições naturais, geológicas, orográficas, hidrográficas, climáticas e outras, que se lhe depararam já elaboradas. Toda a historiografia deve necessariamente partir dessas bases naturais e da sua modificação provocada pelos homens no decurso da história.

Aqui, o autor lista uma série de fatores que irão condicionar o desenvolvimento inicial da história humana. A natureza condicionará inicialmente a existência humana, assim como a dos demais seres vivos, determinando o nosso alimento, onde nos abrigaremos, enfim, nossas condições de vida As paisagens são iguais em todas as regiões do mundo? Pois é. Por serem diferentes, determinam também formas de vida diferentes, nesta fase inicial. Nada de especial, vamos ao próximo parágrafo.

Pode-se referir a consciência, a religião e tudo o que se quiser como distinção entre os homens e os animais; porém, esta distinção só começa a existir quando os homens iniciam a produção dos seus meios de vida, passo em frente que é conseqüência da sua organização corporal. Ao produzirem os seus meios de existência, os homens produzem indiretamente a sua própria vida material.

Este parágrafo é um dos mais importantes. O homem somente se torna diferente dos demais anima, quando passa a dominar a natureza. Sim, apenas quando passamos a controlar as condições que nos cercam, sejam elas favoráveis ou não. Isso só poderia ser possível através do TRABALHO. Construir abrigos, plantar, cuidar dos animais, e por aí vai!

As formas como os homens produzem esses meios depende em primeiro lugar da natureza, isto e, dos meios de existência já elaborados e que lhes é necessário reproduzir; mas não deveremos considerar esse modo de produção deste único ponto de vista, isto é, enquanto mera reprodução da existência física dos indivíduos. Pelo contrário, já constitui um modo determinado de atividade de tais indivíduos, uma forma determinada de manifestar a sua vida, um modo de vida determinado. A forma como os indivíduos manifestam a sua vida reflete muito exatamente aquilo que são O que são coincide, portanto, com a sua produção, isto é, tanto com aquilo que produzem como com a forma com que produzem. Aquilo que os indivíduos são depende, portanto, das condições materiais da sua produção. Esta produção só aparece com o aumento da população e pressupõe a existência de relações entre os indivíduos.

E chegamos ao trecho conclusivo. Perceba que para Marx, ao produzir sua existência o homem produz a si mesmo, produz seus costumes, suas relações com as outras pessoas e etc. As pessoas que vivem no campo, terão relações específicas daquele modo de produção, assim como as pessoas que vivem nas cidades, terão relações diferentes das do campo. E assim a história vai seguindo. Ao mudarmos as relações materiais, ou seja, a forma como o trabalho é realizado, mudamos nossos costumes, nossa consciência, enfim, nossos pensamentos. Tudo estaria ligado diretamente ao TRABALHO! Perceba que hoje você pode conversar com pessoas que estão bem distantes de você, ou até conversar com várias pessoas em locais distintos, simultaneamente. Esta forma de se relacionar é diferente da forma como seus pais, seus avós se relacionaram. Isto porque o TRABALHO, ou melhor dizendo, o modo de produção da nossa sociedade passou por modificações, mudando também a forma como nos relacionamos com as outras pessoas, e consequentemente com nossas idéias e pensamentos.

A forma dessas relações é por sua vez condicionada pela produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário